Ontem, 24.09.2021, a associação Abá, de Frankfurt, em parceria com o Estado de Hessen, realizou a cerimônia de entrega de certificados de suas novas voluntárias e voluntários apoiadores a imigrantes (Integrationslotsen/innen) do projeto “Construir Pontes” para inclusão social.

O evento ocorreu no Amka, Frankfurt, e contou com discursos da Sra. Wiebke Schindel, diretora do Programa „WIR“ do estado de Hessen, Dra. Uta George, vice-diretora do Secretaria Municipal para Assuntos Multiculturais (AMKA) de Frankfurt, Sr. Jumas Medoff, presidente do Conselho Consultivo de Imigrantes e vereador da cidade de Frankfurt. Além disso, estiveram presentes os convidados Diana Avdic e Feyyaz Cetiner, ambos membros e vice-presidentes do Conselho Consultivo de Imigrantes de Frankfurt.

As voluntárias e voluntários desse projeto ajudam na orientação de imigrantes em Frankfurt e região, em assuntos como: Regularização de visto, busca de cursos de alemão, acompanhamento em repartições públicas e médicos, dicas de como estudar, ajuda para escrever currículo, preencher formulários, atendimento ou reencaminhamento de casos de violência doméstica, reorientação profissional, entres outros. Além do curso em que participaram na associação, essas apoiadoras e apoiadores trazem como conhecimento a própria de experiência de imigração, podendo construir pontes entre pessoas imigrantes e não imigrantes e a sociedade na Alemanha.

O voluntariado contribui não apenas para quem recebe ajuda. “Trabalhar ajudando pessoas é uma caminhada de aprendizagem continua, e um crescimento mutuo, afirma Edmar Leão, voluntário do projeto, e coordenador da área de educação global da Abá.

Quem busca ajuda na Abá, pode contar com atendimento em português, espanhol, russo, árabe e, italiano, presencial com horário marcado, como também online ou por telefone. Para isso, é necessário enviar um e-mail ou uma mensagem por WhatsApp.

Para o próximo ano, a Abá já planeja novos cursos de qualificação de voluntárias para ampliar o atendimento e possibilitar que mais pessoas se engajem e contribuam para uma sociedade mais justa e com menos diferenças sociais.

Agradecemos Kompentzentrum Wir Lotsen pelo apoio, ao Amka, ao Conselho Consultivo de Imigrantes de Frankfurt, como também equipe da pela organização do evento: Maiara May, Camila de Jesus, Edmar Leao, Ana Brasilidade, Laura Mallorquín, Mai, Patricia Scheld e Giselle Queiroz pela linda voz.